A entrega dos DOCs no Consulado Italiano de Curitiba

Bom, fiquei um tempo sem escrever aqui por causa da correria do trabalho e mudanças na minha rotina, mas decidi retomar os posts aos poucos. 

Ano passado, em 10 de outubro de 2018, fui ao Consulado Italiano de Curitiba entregar meus documentos para o reconhecimento da cidadania. 

Paguei a taxa de 300 euros alguns dias antes, conforme orientado pelo site, mas prestem muita atenção, pois o valor de conversão para Real (R$) é atualizado a cada 3 meses e quando cheguei no caixa para pagamento o valor tinha mudado, como não teria mais tempo de sair para sacar o dinheiro, decidi fazer a transferência da minha conta, direto para a conta indicada pelo consulado. 

Paguei 5 taxas de 300 dinhEUROS, pois éramos 5 requerentes maiores de 18 anos. 

Vou comentar um pouquinho como foi essa entrega: 

Cheguei ao Shopping Itália com um pouquinho de antecedência, o horário de funcionamento do Consulado iniciava as 13:30, mas cheguei lá antes do meio dia, almocei e fiquei aguardando. 

Fiz a impressão do meu comprovante de residência, que deixei pra última hora e reparei que o endereço que coloquei no MÓD. 8 era diferente do comprovante impresso, mas deixei assim mesmo. 

Quando chegou perto das 13hrs fui a entrada do prédio, e subi para o andar indicado pelas recepcionistas. Se não me engano, uma família com 3 pessoas já aguardava no hall de entrada do andar, uns em pé e outros sentados no chão. O hall não é uma “recepção”, por isto não tem cadeiras para aguardar sentado. 

Já era passada de 13:30 quando as portas de entrada do Consulado abriram, e fomos orientados a fazer uma fila por ordem de chegada para sermos encaminhados ao atendimento.  

Alguns estavam ali para fazer o passaporte, outros para vistos de estudos e alguns como eu, para entregar os documentos para cidadania. Um senhor orientava os procedimentos a todos, conforme o motivo do atendimento. Ele me entregou um papel com orientações de como organizar a entrega dos documentos, orientou a desligar o celular e guardar os pertences no guarda-volumes.  

Fiz conforme orientado e fui me sentar para organizar os documentos da maneira que foi solicitado. 

Para apresentar os documentos devemos seguir a seguinte ordem: o comprovante de pagamento, junto com os módulos 7 e 8 de cada requerente e a árvore genealógica da família. Após esse conjunto de documentos, deve-se colocar o conjunto de documentos dos antepassados até chegar aos requerentes, sendo primeiro os documentos originais e depois as traduções.

Após organizar os documentos, aguardei a chamada nominal e fui até a janela de atendimento, disse boa tarde e fui recebida educadamente. Mesmo tendo organizado da maneira solicitada, como entreguei os documentos de outros familiares junto, a senhora que me atendeu reorganizou da maneira que ela achou melhor. 

Fui orientada a voltar ao meu lugar e aguardar o recebimento do comprovante de entrega dos documentos. Demorou aproximadamente 1 hora a conferência do comprovante de pagamento e entrega do comprovante de entrega.  

Depois disso, foi sentar e esperar!  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s