Cidadania Italiana DEFERIDA!

Acompanhei nesses últimos meses muitos relatos de outros requerentes que entregaram seus documentos antes que eu e todos mantinham essa média, e uma coisa que eu reparei foi que os documentos eram analisados realmente por ordem da data em que foram entregues.

E os relatos estavam se aproximando da minha data de entrega!

Quando entreguei os documentos em 10 de outubro de 2018, já tinha a plena consciência que demoraria cerca de 8 a 12 meses para receber o e-mail com o deferimento da minha Cidadania Italiana.

Um dia li um post de uma moça dizendo que fez o cadastro no Fast It, que é o site do Anagrafe dos residentes no Exterior, antes mesmo de receber o e-mail do deferimento, e através de lá pode acompanhar o seu reconhecimento. Achei curioso, e fiz meu cadastro também.

Mas o site não tinha nenhuma funcionalidade que eu pudesse acessar, pois onde eu poderia visualizar meu cadastro no Anagrafe, dizia que eu não poderia acessar pois não era cittadina italiana. Que droga!

Beleza né?! Paciência. 🤷🏻‍♀️

Estava eu trabalhando uma segunda-feira, em Julho de 2019, quando recebo um e-mail do Consulado Italiano de Curitiba… gelei!

Lembram que eu imprimi o comprovante de residência em cima da hora e o endereço estava diferente do que eu preenchi no MOD 7? SIM, no e-mail estavam me pedindo um outro comprovante de residência, hehehehe.

Fui conferir no meu backup de documentos qual tinha sido o endereço preenchido no MOD. 7, e prontamente respondi o e-mail com o comprovante correto. Deu até um embrulho no estômago. Perguntei se aquele comprovante era o suficiente, e me coloquei à disposição para entregar mais documentos, caso necessário. Logo em seguida a senhora que me enviou o e-mail respondeu dizendo que aquele comprovante era o suficiente e que estava de acordo.

SÓ ISSO. Pensei: pelo menos mexeram nos meus documentos, quem sabe agora vai!

Senta e espera mais um tanto… mas nessa hora eu lembrei do tal cadastro que eu tinha feito e não tinha ajudado em nada. Resolvi dar uma olhada, mas nada tinha mudado aquele dia.

Na quinta-feira entrei novamente, e tinha algo estranho. Dentro da área de “Scheda Anagrafica” não dizia mais que eu não tinha acesso pois não era cittadina italiana, mas pedia para enviar um documento com foto para validar o acesso. Enviei minha carteira de identidade brasileira frente e verso, pois tem espaço para o envio de só dois arquivos, e no mesmo dia liberou o acesso. Ué. O que será que aconteceu né?

O acesso era apenas para ver os meus dados cadastrais, mas o interessante é que o site já mostrava minha situação como “inscrita no consulado de Curitiba”. Ok, nada do e-mail ainda.

15 dias passaram, e eu estava me organizando para visitar uns clientes em Florianópolis, quando aparece no meu celular uma notificação de e-mail; era do Consulado Italiano de Curitiba! Eu estava virando a esquina da casa da minha mãe, então parei na frente do prédio e comecei a ler o e-mail… A pamonha aqui leu o e-mail todo tensa, até ler o DEFERIMENTO no título do e-mail. Bem minha cara, né?!

Estacionei o carro na garagem, e subi até o apartamento da minha mãe para contar para ela a novidade. E ao contar para ela, não contive a emoção; choramos juntas, em alegria a essa conquista.

Agora, nova etapa: agendar o passaporto.

2 comentários sobre “Cidadania Italiana DEFERIDA!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s